Connect with us

Eventos & Shows

Sony Music e Som Livre celebram 60 anos da Jovem Guarda com sucessos de Roberto e Erasmo

Publicado a

em

Playlist: https://open.spotify.com/playlist/33wybzbYrAsMtU1LLoybLC?si=TuRtzQk4Sr6V_4VsC65qRQ 

No dia 22 de agosto de 1965, estreava na TV Record o programa “Jovem Guarda”, comandado por Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa. O espaço não apenas lançou um movimento musical, como também marcou uma geração inteira de jovens brasileiros que, pela primeira vez, viam sua voz, estilo e comportamento refletidos na televisão e na música.

Publicidade

O nome escolhido, “Jovem Guarda”, simbolizava este momento da juventude que superlotava o teatro e, em menos de três meses, somava 3 milhões de espectadores somente em São Paulo. Roberto e Erasmo usavam terninhos sem gola, sob influência do estilo dos Beatles, além de cabelos “desafiadoramente compridos” para a época.
As fãs gritavam: “Ei, ei, ei, Roberto é nosso Rei” ou “Asa, Asa, Asa, Roberto é uma Brasa”.

O programa permaneceu no ar até 1968 e se transformou em um fenômeno cultural, popularizando o iê-iê-iê, versão brasileira do rock com letras românticas, descontraídas e cheias de frescor juvenil. As gravações contavam com plateias entusiasmadas que cantavam em coro sucessos que se tornariam eternos na música brasileira.

Publicidade

Para celebrar os 60 anos da Jovem Guarda, a Sony Music e Som Livre lançam uma campanha especial resgatando clássicos imortalizados na voz de seus principais intérpretes, com destaque para ativações com influenciadores em redes sociais e campanha de mídia para playlists dedicadas ao movimento. A playlist “Roberto Carlos – Jovem Guarda”, por exemplo, criada no perfil do artista em plataformas de música, como Spotify e Deezer, conta com canções de Roberto previamente remasterizadas. Entre os destaques estão: “É Proibido Fumar”, “Parei na Contramão”, “Calhambeque”, “Eu Sou Terrível” e “Namoradinha de Um Amigo Meu”. As gravadoras destacam ainda em seu repertório, os sucessos “Festa de Arromba” e “Gatinha Manhosa”, de Erasmo Carlos; e também “Pare o Casamento” e “Prova de Fogo”, de Wanderléa.

E as homenagens não param por aí: no dia 05 de setembro, a Sony Music lança uma série de álbuns remasterizados e remixes de Erasmo Carlos, sob a curadoria de Marcelo Froes e com engenharia de som de João Antonio Franz, trazendo ainda mais brilho e atualidade para a obra do Tremendão. “A Jovem Guarda, mais que um movimento, foi um momento da música brasileira em que o jovem começou a ficar fissurado em comprar discos e consumir seu ídolo através de filmes, programas de auditório, revistas etc. Felizmente localizei as sessões dos discos lançados nos anos 60 e deu certo lançarmos agora”, diz Froes.

Publicidade

Os títulos que chegam às plataformas são “A Pescaria”, “Você Me Acende”, “Erasmo Carlos 1967”, “O Tremendão”, “Erasmo 1968” e “Erasmo Carlos e os Tremendões”.

Nota cedida por: Perfexx Assessoria

Publicidade

Foto: Divulgação

Publicidade

Fique por dentro!

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o Papo Reto no Instagram.

** A opinião expressa neste texto não é necessariamente a mesma deste site de notícias.

Publicidade

© 2023 Papo Reto | A reprodução deste conteúdo é estritamente proibida sem autorização prévia.

Publicidade
Continue Lendo

Mais Lidas

© Papo Reto - Todos os direitos reservados.