Geral
Guilherme Dantas revela segredos da “Terra dos Sanfoneiros” em documentário nordestino
Produção audiovisual, lançada nesta sexta-feira (31), mostra a tradição dos sanfoneiros na cidade de Dom Inocêncio (Piauí)
LINK DOCUMENTÁRIO:
https://www.youtube.com/watch?v=saK0Q_XKxMY
TRAILER:
https://drive.google.com/file/d/17zcV1jqW3zpE8qMzNv-9xYEyVj_p-Rv5/view?usp=sharing
O cantor, compositor e sanfoneiro cearense Guilherme Dantas lança nesta sexta-feira (31), às 18h, o documentário “Na Terra dos Sanfoneiros”. A produção está sendo publicada em duas partes no canal oficial do artista no YouTube. O projeto mergulha na tradição musical de Dom Inocêncio (Piauí), conhecida como A Terra dos Sanfoneiros. A cidade fica a cerca de 625 km de Teresina, no sul do estado, e mantém viva a cultura do forró e da sanfona, com 1 sanfoneiro a cada 35 habitantes.
A tradição da sanfona em Dom Inocêncio começou há mais de 100 anos, com o músico Júlio Dias, o primeiro sanfoneiro da região. O ofício passou de geração em geração, chegando à família do Sandrinho do Acordeon. Entre os projetos da família está o “Acordes do Campestre”, que ensina crianças e jovens a tocar sanfona e preserva a cultura local.
O documentário percorre a cidade e seus arredores, mostrando como a cultura da sanfona vem sendo transmitida de família em família. A produção também destaca o “Festival deSanfona” de Dom Inocêncio, que reúne músicos de vários lugares do mundo e reforça o município como referência na tradição nordestina.
Entre os depoimentos estão entrevistas com nomes consagrados como Epitácio Pessoa, que tocou ao lado de Luiz Gonzaga, Delphine (Madame Forró), Marquinhos Café e Sandrinho do Acordeon. Cada história revela diferentes perspectivas sobre a vida de um sanfoneiro: a solidão da estrada, a dedicação ao instrumento ou os ensinamentos passados de pais para filhos.
O documentário é narrado pelo próprio Guilherme Dantas. O cantor, uma das apostas da Vybbe, celebra a força da música nordestina e a tradição da cidade como ferramenta de socialização e inclusão, a exemplo da representatividade de artistas com deficiência no cenário musical.
Reconhecido como um dos compositores mais talentosos da atualidade, Guilherme já escreveu músicas que se tornaram hits nas vozes de Wesley Safadão e Gusttavo Lima.
Agora, consolidado como intérprete, conquista cada vez mais fãs com carisma, identidade e talento inconfundível.
“Este documentário é um convite para conhecer não apenas a sanfona, mas a alma de Dom Inocêncio. Cada sanfoneiro carrega uma história única, e é isso que queremos compartilhar com o público!”, destaca Guilherme.
O documentário “Na Terra dos Sanfoneiros” pode ser visto em duas partes, a partir desta quinta-feira (23), exclusivamente no canal oficial de Guilherme Dantas no YouTube.
Sobre Guilherme DantasCantor, compositor e sanfoneiro, o cearense Guilherme Dantas diz que enxerga com os olhos do coração. Com deficiência visual desde que nasceu, ele iniciou, aos 4 anos, sua conexão com a música de forma instintiva, dominando o teclado por ouvido. Sua habilidade o levou a conquistar múltiplos prêmios em concursos e a desenvolver sua vocação como instrumentista, com destaque para sua maestria na sanfona.
Em 2007, Guilherme recebeu uma bolsa para estudar no Souza Lima, o maior conservatório de música da América Latina, localizado em São Paulo. Na capital paulista, aprimorou seus conhecimentos no piano e explorou diferentes vertentes artísticas. Não demorou para que convites para estudar no exterior surgissem, mas Dantas escolheu voltar para o Ceará para se dedicar a sua verdadeira paixão: o forró. Desde então, suas composições ganharam reconhecimento, marcando presença nos repertórios de artistas consagrados como Wesley Safadão, Gusttavo Lima, Mano Walter e Xand Avião.
Em 2024, Guilherme Dantas assinou contrato com a Vybbe, renomada empresa de gerenciamento de carreiras, marcando o início de uma nova fase em sua trajetória artística.
Seu primeiro DVD, intitulado “Prazer, Guilherme Dantas”, conta com participações especiais de Xand Avião, Tarcísio do Acordeon e Dorgival Danta, além de ser o primeiro projeto audiovisual de forró que conta com audiodescrição.
Entre os lançamentos recentes de 2025, o artista tem trabalhado a série de EPs “Como Seria”, na qual resgata grandes sucessos do forró e outros ritmos nordestinos em novos Medleys. O projeto reúne releituras de músicas que marcaram gerações, reafirmando seu compromisso com a valorização da cultura nordestina e o diálogo entre tradição e modernidade.
Nota cedida por: Novità Comunicação Estratégica
Foto: Divulgação – Doc. “Na Terra dos Sanfoneiros”
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o Papo Reto no Instagram.
** A opinião expressa neste texto não é necessariamente a mesma deste site de notícias.
© 2023 Papo Reto | A reprodução deste conteúdo é estritamente proibida sem autorização prévia.
-
Geral4 dias atrásPaula Fernandes participa de ‘Coração Acelerado’, nova novela das sete da TV Globo
-
Geral5 dias atrásVitória Frozi & Kaleb Fernandes do Cultura do Céu juntos na canção “Herege”
-
Geral3 dias atrásSandy Mel encanta o público em show especial no Morumbi Park neste domingo
-
Geral4 dias atrásLendas do sertanejo se unem para tour “Histórias” em Curitiba
-
Geral2 dias atrásJorge & Mateus e Zé Neto & Cristiano confirmados no novo DVD de Clayton & Romário
-
Geral4 dias atrásLuan Santana grava “Registro Histórico” em Curitiba com duas noites esgotadas
-
Geral2 dias atrásSegundo episódio da Turma da Boiadeirinha chega ao YouTube no dia 31 de outubro
-
Geral4 dias atrásCom ingressos esgotados, Fernando & Sorocaba levam Churrasco On Fire a Ribeirão Preto


