Geral
SOMOS Educação e Maestro João Carlos Martins lançam novo sistema de musicalização
Com proposta de piloto sendo avaliada para até três mil alunos da rede Estadual de Educação de São Paulo, o Projeto Musicalização promove a educação musical estruturada no Brasil, com método de aprendizagem experiencial e que desenvolvem a concentração, criatividade, socialização e cognição
A SOMOS Educação, vertical de educação básica do grupo Cogna Educação anuncia parceria inédita com o Maestro João Carlos Martins para o lançamento do Projeto de Musicalização, um inovador sistema de ensino de musicalização com foco nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A novidade será anunciada no próximo dia 28 de novembro, durante o concerto do Maestro com a Bachiana Filarmônica SESI-SP , no Teatro B32.
O movimento reforça a atuação da SOMOS Educação como one stop partner de soluções educacionais e passa integrar o ecossistema de soluções e serviços educacionais para escolas públicas e privadas. A solução musical estará disponível para escolas públicas e privadas a partir de 2026.
“A música me devolveu a vida tantas vezes que sinto a responsabilidade de devolvê-la às crianças do Brasil. Se uma única criança descobrir um brilho no olhar ao ter o primeiro contato com a música através desse método, já terá valido a pena”, conta o Maestro João Carlos Martins.O projeto unifica a experiência e legado de João Carlos Martins na música clássica, com o know-how da equipe editorial da SOMOS Educação e sua vasta capilaridade nas redes privadas e públicas brasileiras. Em 2025, o Colégio Liceu Pasteur Start Anglo, flagship da SOMOS Educação da sua franquia bilingue Start Anglo, realizou o primeiro piloto da iniciativa.
“Esta parceria estratégica com um dos maiores nomes da história da música brasileira reforça o compromisso da SOMOS Educação em levar soluções estruturadas e de alta qualidade para a Educação Básica, particularmente para o mercado B2G (Business to Government)”, explica Tiago Brentano, Diretor Sr. de Negócios da Somos Educação.
O piloto com a Secretaria Estadual de São Paulo está previsto para iniciar a partir de fevereiro de 2026. A novidade estará disponível em 50 escolas estaduais, atingindo um público de aproximadamente três mil alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
Inovação pedagógica e vantagem de mercado
O novo sistema de ensino foi elaborado para solucionar dois entraves estruturais comuns em escolas que buscam cumprir a exigência da educação musical:
- Acessibilidade e infraestrutura: O projeto não depende de instrumentos musicais caros. Em vez disso, a metodologia utiliza materiais simples já existentes no ambiente escolar, como copos, bambolês e folhas, transformando-os em ferramentas de ensino musical.
- Capacitação docente: O material é desenhado para não exigir que o professor seja músico ou especialista. O educador dos Anos Iniciais (pedagogo ou professor de Arte) recebe orientações detalhadas e apoio de videoaulas teóricas e práticas, garantindo a aplicação eficaz das atividades.
O Projeto de Musicalização soluciona duas barreiras históricas: a falta de instrumentos e a escassez de professores especializados.
“Está é uma parceria que entrega inovação e credibilidade para o mercado. Ao combinar a excelência de João Carlos Martins na música com o know-how em tecnologia e pedagogia da SOMOS, solucionamos barreiras de infraestrutura e capacitação para a educação musical em larga escala. É uma iniciativa que reforça o nosso compromisso em ser o one stop partner da educação básica: não só cumpre as exigências curriculares, mas garante que qualquer escola, pública ou privada, possa oferecer musicalização de alta qualidade de forma sustentável”, completa Brentano.
A metodologia, desenvolvida em coautoria por Martins, o professor Eduardo Maueski (educador musical da Fundação Bachiana) e a equipe editorial da SOMOS, baseia-se na aprendizagem experiencial. O foco pedagógico está no desenvolvimento de competências que melhoram a concentração, estimulam a criatividade e facilitam a socialização, com avanços cognitivos em áreas como motor, emocional e acadêmico, incluindo a matemática.Os conteúdos estão hospedados no Plurall, principal plataforma digital educacional da SOMOS, que integra conteúdos pedagógicos e sistemas de ensino da empresa, conectando alunos, professores, gestores e famílias em um ambiente virtual acessível 24 horas por dia via celular, tablet ou desktop.
O Projeto de Musicalização também dialoga diretamente com as competências gerais e específicas da Base Nacional Comum Curricular, com foco nos Anos Iniciais e nas práticas de linguagem. O sistema atende a cinco habilidades da área de Arte, na unidade temática
Música:
- identificar e apreciar criticamente diversas formas e gêneros de expressão musical; perceber e explorar os elementos constitutivos da música;
- explorar fontes sonoras diversas, como as existentes no próprio corpo, na natureza e em objetos cotidianos;
- explorar diferentes formas de registro musical não convencional, bem como procedimentos e técnicas de registro em áudio e audiovisual;
- experimentar improvisações, composições e sonorização de histórias.
Sobre a SOMOS Educação
A SOMOS Educação é uma das principais organizações educacionais do mundo que atende ao mercado B2B da Educação Básica. A marca posiciona-se como uma one stop partner, oferecendo às escolas de todo o país uma plataforma completamente integrada de soluções e serviços de tecnologia para a educação, soluções educacionais que unem a ciência a favor da educação, além de serviços digitais que apoiam o processo de gestão da escola, unindo ciência a favor da educação, com o objetivo de trazer inovação e apoiar a transformação digital das instituições escolares.
Sobre João Carlos Martins
João Carlos Martins, maestro e músico brasileiro, possui uma trajetória singular no cenário musical do século XX. Reconhecido como um dos maiores intérpretes de Johann Sebastian Bach, sua carreira atingiu o ápice com a gravação da obra completa para teclado do renomado compositor. No entanto, sua jornada foi marcada por desafios físicos, que ele superou com resiliência e determinação, redirecionando sua paixão pela música para a regência.
Em 2020, João Carlos Martins emocionou o mundo ao voltar a tocar piano utilizando luvas biônicas avançadas, mostrando sua capacidade de superar obstáculos e sua criatividade em nome da música.
Nota cedida por: Novità Comunicação Estratégica
Foto: Mauricio Nahas
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o Papo Reto no Instagram.
** A opinião expressa neste texto não é necessariamente a mesma deste site de notícias.
© 2023 Papo Reto | A reprodução deste conteúdo é estritamente proibida sem autorização prévia.
-
Shows e Festivais5 dias atrásMaurício Mattar apresenta “Do Silêncio ao Som” no Teatro Claro MAIS, em Copacabana
-
Geral4 dias atrásMaior confeitaria da América Latina ganha programa “Doces Histórias” na YPETV
-
A Fazenda5 dias atrásWalério vence prova e se torna novo fazendeiro da semana em A Fazenda 17
-
Geral4 dias atrásImaginAline faz show gratuito no Ginásio da Portuguesa
-
Geral4 dias atrásJoel Jota e Carpinejar exploram o perdão e os combinados no casamento
-
Geral3 dias atrásShow de estreia de GIANA esgota ingressos e traz participação de Gustavo Mioto
-
Geral4 dias atrásPela primeira vez na Angola, Zé Felipe tem recepção calorosa no aeroporto
-
Geral4 dias atrásLegendários e Dr. Augusto Cury lançam parceria mundial com o app Touch Peace


